terça-feira, 27 de agosto de 2013

Luiz Gonzaga



Durante a realização do Projeto sobre o Nordeste, uma das personalidades homenageadas será o músico Luiz Gonzaga.

Sobre  Luiz Gonzaga
Luiz ‘Lua’ Gonzaga ‘Gonzagão’ do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.2 Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).2

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga

Oficinas pedagógicas

A partir das questões suscitadas pela exibição do vídeo, os alunos foram organizados em grupo e realizaram oficinas pedagógicas. 
Durante as oficinas, os alunos fizeram diversas releituras dos temas abordados no filme o Auto da compadecida  a partir do trabalho com dramatizações, paródias, desenhos e elaboração de cartazes.  
Em seguida os trabalhos foram expostos em assembleia, conforme podemos conferir nas fotos abaixo: 




 

Exibição do vídeo: O Auto da compadecida

         







  No dia 22 de agosto de 2013 a Escola Odilon realizou a exibição do filme O auto da Compadecida como elemento motivador para as discussões acerca das características climáticas e culturais da região Nordeste.

Sobre o Auto da Compadecida


O Auto da Compadecida é um filme brasileiro de comédia e drama lançado em 2000. Dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão, o filme é baseado no romance homônimo de 1955 de Ariano Suassuna, com elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, ambas do mesmo autor, e influências do clássico de Giovanni Boccaccio Decameron. O filme recebeu durante o Grande Prêmio Cinema Brasil, evento criado pelo Ministério da Cultura, as premiações de melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator.
As filmagens do filme foram feitas em 2000 na cidade de Cabaceiras, interior do estado da Paraíba, conhecida por ser palco de vários outros filmes brasileiros,3 com parceria de produção entre a Globo Filmes e a Lereby Produções. Estreou em 10 de setembro de 2000, no Brasil, e foi exibido em outros países em eventos de cinema e em mídia para distribuição. Nos Estados Unidos, o filme foi renomeado como A Dog's Will. Foi recebido com críticas positivas na maioria dos países da América do Sul.
O enredo do filme se desenvolve com ambientação no sertão nordestino em torno de dois personagens principais: João Grilo (Matheus Nachtergale), um sertanejo mentiroso e Chicó (Selton Mello), o maior covarde da região. Ambos são muito pobres e sobrevivem de pequenos negócios e saques enquanto vagam pelo sertão. Em um desses golpes, eles se envolvem com Severino de Aracaju (Marco Nanini), um temido cangaceiro, que os persegue pela região. Com uma mistura de drama e comédia, o filme também aborda aspectos culturais e religiosos do nordeste do Brasil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Auto_da_Compadecida_%28filme%29


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Nordeste: Cultura e Identidade



A Escola Odilon Nelson Dantas realizará no período de 22 a 30 de agosto de 2013 as atividades referentes ao projeto pedagógico Nordeste: Identidade e Cultura a fim de promover no espaço escolar uma reflexão acerca das características culturais, sociais e ambientais que constituem a região Nordeste.

Em breve estaremos divulgando a programação completa, mas desde já destacamos a presença do professor Dr. Belarmino Mariano, como palestrante em uma das atividades a serem desenvolvidas durante a realização do projeto.

Entre as atividades previstas, podemos destacar a realização de palestras e debates, exibição de vídeos, realização de oficinas, ações comunitárias e apresentações culturais.

Desde já convidamos a toda a comunidade escolar para participar!!!!

Equipe Odilon

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...